Fonte - Manual De Fisioterapia Clinica Diferencial - UAC AVANZA

Realização: O paciente está sentado. Com as duas mãos, o fisioterapeuta segura a cabeça do paciente na região parietal e, a partir da posição neutra, provoca uma rotação para a direita e outra para a esquerda.

Avaliação: A medida do movimento deve ser determinada a partir da comparação dos lados. A limitação da mobilidade com dor é uma expressão de disfunção segmentar (osteoartrite, bloqueio, inflamação, encurtamento muscular).

A limitação da rotação com parada brusca e dor no limite do movimento podem indicar alterações degenerativas, principalmente ao nível da coluna cervical média (espondilose, espondiloartrose).Uma parada suave indica encurtamento dos extensores longos do pescoço ou dos músculos longos do pescoço. o pescoço. Em caso de vertigem com nistagmo, deve-se considerar a possibilidade de distúrbios de irrigação ou irritação da artéria vertebral.

Observações: A medida ativa de um movimento é sempre menor que a passiva, pois os músculos dolorosos afetados estão envolvidos no movimento ativo. No movimento passivo, a dor muscular é reforçada. Se a medida do movimento ativo for maior que a do movimento passivo, verifica-se uma piora do indício de dor.